Return to site

Atendimento pré hospitalar

Vamos ver a diferença entre atendimento pré-hospitalar e primeiros socorros?

Atendimento pré-hospitalar (APH): é definida pela assistência adequada oferecida à vítima, bem como o seu transporte para uma unidade de pronto atendimento. Somente podem realizar o APH os atores legitimados pela Portaria nº. 2.048, de 05 de novembro de 2002.

Primeiros socorros: são as ações que possuem por objetivo, conservar as funções vitais e impedir o agravamento da situação da vítima, determinando o atendimento inicial que ocorre antes da chegada da equipe de aph

Curso de Atendimento Pré-Hospitalar

A participação no curso de Atendimento Pré-Hospitalar, também pode ser conhecido como curso de primeiros socorros ou ainda como curso de resgate, é concedida a cada indivíduo que procura capacitação para identificar situações de emergências e realizar técnicas de primeiros socorros e Atendimento Pré-Hospitalar de maneira à fazer crescer as chances de sobrevivencia da vida vítima até que o socorro necessário chegue ao área ou até a efetiva entrega dessa vítima no hospital.

Os profissionais como bombeiros civis,comissários de voo, pilotos, aeronautas, aeroviários, técnicos em segurança do trabalho, engenheiros de segurança, bombeiros, brigadistas auxiliares de enfermagem, técnicos de enfermagem e enfermeiros conseguirão usufluir de todos os conhecimentos adquiridos nesse curso para o seu dia a dia de trabalho e em sua vida particular.

Este é o treinamento ideal para quem deseja agir de maneiro correta e assertiva para salvar vidas em situações gravíssimas que envolvam a área de trauma.

Precisamos em primeiro lugar ter uma avaliação da cena, que serve de subsidio para que tenhamos uma idéia de quais tipos de lesões a vitima vai apresentar para nós e se estamos em uma cena segura.

Leis do Atendimento Pré-Hospitalar ao Traumatizado

Esses princípios norteiam o socorrista, a fim de que o atendimento seja de qualidade, seguro, rápido tanto para o socorrista quanto para a vítima, uma vez que cada minuto que passa, é de extrema importância para o atendimento à vítima.

1- Garantir a segurança dos socorristas e a vítima.

2- Qualificar a situação da cena para definir e tomar decisões sobre a necessidade de recursos adicionais.

3- Reconhecer a cinemática envolvida nas lesões.

4- Identificar ferimentos graves no exame primário.

5- Manter estabilização da coluna cervical, enquanto está realizando a avaliação e atendimento especializado das vias aéreas.

6- Se necessário providenciar suporte ventilatório e ofertar oxigênio para manter a saturação de O2 acima de 95%.

7- Verificar hemorragias externas.

8- Verificar manutenção da temperatura do paciente, ou seja, aquecer a vítima.

9- Preservar estabilização da coluna cervical manualmente até que seja instalado colar cervical, prancha rígida, imobilizador lateral de cabeça.

10- Toda vez que se tratar de pacientes traumatizados graves,iniciar o transporte deste paciente o mais rápido possível, a uma clínica adequada, se possível dentro de 10 minutos após chegada ao lugar do ocorrido.

11- Uma vez tratada acertadamente ou descartadas as lesões que contenham risco de agravar a situação da vitima, inicie o exame secundário, e obtenha a história clinica da vítima.

12- Principalmente, saiba o que está fazendo, NÃO produza mais dano.

Veja o curso atendimento pré hospitalar. Ele irá te ajudar!